Hopkinson Smith

Hopkinson Smith, é um alaudista norte-americano, naturalizado suíço especializado em música antiga.

Nasceu em Nova Iorque e graduou-se em Musicologia, Na universidade de Harvard. Hopkinson Smith chegou à Europa em 1973 para estudar com Emilio Pujol, um dos maiores pedagogos na tradição artística catalã, e também com Eugen Dombois, esta dialética da unidade orgânica entre: artista/intérprete/instrumento e o período histórico musical – tiveram repercussões e um efeito duradouro sobre o mestre.

Nos meados da década de 1970, Hopkinson Smith participou na fundação do conjunto Hesperion XX, a colaboração de dez anos com Jordi Savall, levou-o a importantes experiências na música de câmara, que constituíram um complemento criativo ao seu trabalho como solista.

 

Desde meados dos anos 80, Hopkinson Smith concentrou-se principalmente na música a solo para instrumentos de corda pulsada, como a vihuela, o alaúde renascentista e barroco, a tiorba, e as guitarras renascentistas e barrocas.

Com seus recitais agregados a uma série de 30 gravações individuais, ele continua a redescobrir e trazer à luz as obras mais expressivas e íntimas em todo o domínio da música antiga.

Internacionalmente reconhecido como uma personalidade líder no campo da música antiga e um dos mais respeitados alaudistas do mundo, Hopkinson Smith dá recitais e masterclasses em toda a Europa, na América do Norte e América do Sul e Ásia.

Actualmente mora em Basileia, na Suíça, sendo catedrático na Schola Cantorum Basiliensis.