Pablo Márquez

O guitarrista argentino Pablo Márquez é actualmente considerado uma das mais altas referências na guitarra. Intérprete de renome na música contemporânea e colaborador frequente em grupos como o “Ensemble Intercontemporain de Paris”, é igualmente aclamado no repertório histórico da guitarra, bem como na música tradicional do Nordeste argentino, a sua terra natal. A necessidade de explorar todos os aspectos inerentes ao mundo musical levou-o a entrar na arte de direção orquestral.
Recebeu as suas primeiras lições de música em Salta com Graciela Lloveras e Eduardo Corces, aperfeiçoando-se em Buenos Aires com Jorge Martínez Zárate e Eduardo Fernández.
Os seus estudos na Argentina culminaram com os primeiros prémios do Concurso Villa-Lobos no Rio de Janeiro e no Concurso Internacional de Rádio França em Paris com 20 anos de idade. Os prémios recebidos mais tarde nos concursos internacionais de Genebra e Munique vieram confirmar a sua estrutura artística fora do comum. Em 1988, instala-se na Europa para completar os seus estudos musicais, estudando música antiga com Javier Hinojosa e direcção orquestral com Eric Sobzcyck, Rodolfo Fischer e Peter Eötvös. O seu encontro com o lendário pianista húngaro György Sebök, também marcou profundamente a sua evolução artística.
Tem actuado em mais de 40 países e nos mais importantes teatros como no Concertgebouw Amesterdão e Philharmonie Châtelet em Paris, Auditorio Reina Sofia, em Madrid, Toranomon Hall em Tóquio, National Recital Hall em Taipei, Teatro Colón em Buenos Aires… Em grandes festivais como Aix-en-Provence, Avigon, San Sebastian, Ultraschall Berlim… Quer como solista ou como convidado de orquestras de prestígio e agrupamentos – Orquesta Bavarian Radio, Radio France Philharmonic Orquestra, Nordwest-Deutsche Philharmonie , Philharmonie Baden-Baden, WDR Sinfonieorchester Colônia, Nouvel Ensemble Moderne de Montreal, Plural Ensemble de Madrid, Symphony Nacional da Colômbia … Com a direcção de Josep Pons, Susanna Mälkki, Mark Foster, Lorraine Vaillancourt, Ernest Martinez Izquierdo, Tomasz Golka, Christian Ehwald, Pavel Baleff e Fabián Panisello entre outros. Dividiu o palco com o Rosamunde Quartett Munique, as sopranos María Cristina Kiehr e Ruth Rosique, a violoncelista Anja Lechner, a violinista Patricia Kopatchinskaja e o flautista Mario Caroli.
O seu compromisso com a música contemporânea levou-o a colaborar com os maiores criadores do nosso tempo (Luciano Berio, György Kurtág, Mauricio Kagel, entre outros). Em 1995, Pierre Boulez convidou-o para executar a Sequenza XI de Berio, em homenagem aos 70 anos do compositor italiano, tornando-o um intérprete de referência. Foi várias vezes artista residente na Abadia de Royaumont, particularmente em 2003 para o projeto Figuras Argentinas, em companhia de Dino Saluzzi e Gerardo Gandini.
Gravou para ECM, Kairos, Naïve e Harmonia Mundi, incluindo primeiros registros de obras de Cassadó, Maresz, Ibarrondo, Mantovani, Francesconi e Moultaka, recebendo inúmeros prémios, incluindo o Grand Prix du Disque da Charles Cros Academy, o Prémio Amadeus ou a RTL d’Or, e foram nomeados melhores discos de música antiga pelo Neue Musik Zeitung na Alemanha e o melhor CD de música clássica do ano pela Readings na Austrália.
Na sua monografia sobre a obra de Cuchi Leguizamón, amplamente noticiada na imprensa mundial, foi selecionado entre as 100 melhores gravações de 2015 (todos os géneros musicais incluídos) pelo crítico de jazz Ted Gioia. Realizou recentemente para a ECM a primeira gravação de Chemins V para guitarra e orquestra de Luciano Berio com a Orquestra della Svizzera Italiana sob a direção de Dennis Russel Davies.
Actualmente, lecciona na prestigiada Musik-Akademie Basel, é professor convidado na Universidade Pablo Olavide em Sevilha. Na Argentina, o International Guitar Seminar Portal de los Andes, um evento realizado anualmente na cidade de Salta foi criado para receber a sua experiência pedagógica, reunindo estudantes de toda a América Latina. Pablo Márquez foi bolseiro do Mozarteum Argentino em 1987 e, em 1999, recebeu um dos Prêmios Konex em Buenos Aires em reconhecimento à sua notável carreira.