Roberto Aussel

Roberto Aussel é um músico extraordinário e um intérprete muito profissional. Nascido em 1954 em La Plata (Argentina), começou a tocar guitarra a partir dos sete anos de idade.
Depois de estudar com o mestre Jorge Martinez Zarate, seu professor principal, Aussel foi premiado com os primeiros prémios em algumas das mais prestigiadas competições do mundo, incluindo as competições internacionais de violão da Radio France, Porto Alegre e Alirio Diaz em Caracas.
Desde então, o renome de Aussel como artista internacional de concertos continuou a espalhar-se, começa a aparecer regularmente na Europa, América do Sul e especialmente desde 1990, Estados Unidos (Boston, Los Angeles, San Francisco, Dallas, Nova York).
Actualmente, Aussel ensina na reconhecida Musikhochschule de Köln (Alemanha) e gere brilhantemente as suas actividades, para combinar esta exigente tarefa com uma carreira mundial activa todos os anos.
O seu repertório varia desde o barroco até a música contemporânea e inclui peças populares dos vários países latino-americanos. Marius Constant, Marlos Nobre, Francois Rossé, Norbert Leclerc, José Luis Campana, Francis Schwartz, Juan María Solare, Francis Kleynjans, Bob Wander Carlos Grätzer, Edmundo Vasquez, Pascale Jakubowski.
Em 1981, Astor Piazzolla escreveu as afamadas Five Pieces for Guitar dedicadas a Roberto Aussel, as suas primeiras composições para guitarra.
Além de atuar e ensinar, desde 1983, Roberto Aussel foi responsável por uma colecção de música de guitarra para a editora parisiense Editions Henry Lemoine.
Em 1999, Aussel ganhou o prestigiado prémio “KONEX DE PLATINO” oferecido pela Fundação Konex de Buenos Aires.
Em 2016 obteve o Prémio Honorífico José Tomás, Villa de Petrer, Alicante.